Mudas Nativas do Cerrado

Viveiro-Escola da EA/UFG

Mudas de espécies florestais nativas do Cerrado

Inaugurado em 2012, o Viveiro-Escola está localizado na Escola de Agronomia da UFG, no campus Samambaia, em Goiânia, e produz e comercializa mudas de espécies florestais nativas do Cerrado. O viveiro faz parte do Laboratório de Inventário Florestal, sendo administrado pelo Pró-Floresta®, um projeto de Extensão do curso de Engenharia Florestal da EA/UFG, coordenado pelo Prof. Fábio Venturoli.

Anualmente são produzidas cerca de 30 mil mudas de mais de 100 espécies florestais, especialmente espécies nativas do bioma Cerrado. As sementes são coletadas durante as atividades de campo realizadas nos projetos de pesquisa do Laboratório de Inventário Florestal, assim como, em expedições de campo executadas pelos discentes e docentes da UFG.

O Viveiro-Escola patrocina o Prêmio Semeador Pró-Floresta, que destaca os três maiores coletores e fornecedores de sementes para o viveiro no ano corrente. O prêmio é aberto à comunidade e as normas para participação são divulgadas publicamente sempre no mês de março de cada ano. A cerimônia de premiação ocorre no final do ano letivo, em dezembro. Desde 2015 já foram entregues no viveiro cerca de 500 kg de sementes de mais de 150 espécies do Cerrado. As sementes são estudadas e testadas pelos pesquisadores da UFG, sendo utilizadas na produção de mudas.

No Viveiro-Escola, o Pró-Floresta oferece anualmente uma Oficina de Produção de Mudas de Espécies Florestais Nativas do Cerrado. As turmas são abertas à comunidade para que profissionais que atuam nesta área possam aprender um pouco mais sobre o tema, participando ativamente de todas as etapas que envolvem a produção de mudas em um viveiro florestal.

É possível ainda desenvolver atividades de Estágio Supervisionado e a monografia de final de curso no Viveiro-Escola. Para isso o interessado deve procurar o Laboratório de Inventário Florestal da UFG, na Escola de Agronomia da UFG, onde será elaborado um Plano de Trabalho de estágio. No estágio o estudante terá a supervisão de um dos docentes que atuam no Laboratório.

O Viveiro-Escola não faz doação de mudas para empresas ou para interesses particulares. Doação de mudas somente para projetos sociais e ambientais e com alguma contrapartida para a UFG. Para fazer uma solicitação o interessado deve obrigatoriamente enviar para o Laboratório de Inventário Florestal um documento com as informações relevantes da atividade e com a quantidade de mudas desejadas. Entretanto. Deve-se entender que uma solicitação não garante de doação das mudas. O atendimento à solicitação será feito observando as demandas do viveiro e as espécies excedentes das atividades já programadas.

A equipe do Viveiro-Escola também desempenha atividades de consultoria e assistência técnica florestal. Com isso, elabora e executa projetos florestais, especialmente os que envolvem Inventário Florestal, Reflorestamento e Recuperação de Áreas Degradadas no Cerrado. Essas atividades do projeto são regulamentadas pela Resolução CONSUNI Nº 009/2006 e os recursos são recolhidos em um Centro de Custos administrado pela Fundação de Apoio à Pesquisa da UFG/FUNAPE. A utilização dos recursos pelo Pró-Floresta se dá mediante um Plano de Trabalho aprovado pela UFG e especificado no Projeto de Extensão (PD037-2018).

A produção de mudas no Viveiro-Escola da UFG está inscrita e credenciado no RENASEM N° GO-01716/2014. Responsável Técnico Prof. Fábio Venturoli, Eng. Florestal, CREA-DF 10.955/D (15.799/V CREA-GO).

Localização e horário de funcionamento

O Viveiro está localizado na estrada GIN-010, que dá acesso ao residencial Itanhangá e funciona de segunda à sexta-feira das 8 às 16 horas.

Coordenadas geográficas - UTM

22K

Espécies produzidas

Acesse abaixo o arquivo com a relação de espécies produzidas.

ProFloresta® não faz doação de mudas para empresas nem para fins particulares e comerciais. Para estes casos, fazemos a doação de mudas somente mediante a contratação dos nossos serviços de Assistência Técnica.

1. Eng. Agrônomo Guilherme Murilo Oliveira

2. Prof. Fábio Venturoli

profloresta.agro@ufg.br

A COMERCIALIZAÇÃO DO EXCEDENTE DA PRODUÇÃO DE MUDAS É FEITA SOMENTE POR MEIO DA FUNDAÇÃO DE APOIO À PESQUISA DA UFG/FUNAPE