Mudas Nativas do Cerrado

Viveiro Florestal da EA/UFG

Mudas de espécies florestais nativas do Cerrado

Inaugurado em 2012, o Viveiro Florestal da UFG está localizado na Escola de Agronomia, no campus Samambaia, em Goiânia/GO. O Viveiro faz parte do Laboratório de Inventário Florestal, sendo administrado pelo Pró-Floresta®, um projeto de Extensão do curso de Engenharia Florestal da EA/UFG, coordenado pelo Prof. Fábio Venturoli.

Anualmente são produzidas cerca de 40 mil mudas de mais de 100 espécies florestais, especialmente espécies nativas do bioma Cerrado. As sementes são coletadas durante as atividades de campo realizadas nos projetos de pesquisa do Laboratório de Inventário Florestal, assim como, em expedições de campo executadas pelos discentes e docentes da UFG.

O Viveiro Florestal patrocina anualmente o Prêmio Semeador Pró-Floresta, que destaca os três maiores coletores e fornecedores de sementes para o Viveiro no ano corrente. O prêmio é aberto à comunidade e as normas para participação são divulgadas publicamente sempre no mês de março de cada ano. A cerimônia de premiação ocorre no final do ano letivo, em novembro, na semana da Virada Ambiental. Desde 2015 já foram entregues no viveiro cerca de 500 kg de sementes de mais de 150 espécies do Cerrado. As sementes são estudadas e testadas pelos pesquisadores da UFG, sendo utilizadas na produção de mudas.

No Viveiro Florestal, o Pró-Floresta oferece anualmente uma Oficina de Produção de Mudas de Espécies Florestais Nativas do Cerrado. As turmas são abertas à comunidade para que profissionais que atuam nesta área possam aprender um pouco mais sobre o tema, participando ativamente de todas as etapas que envolvem a produção de mudas em um viveiro florestal.

É possível ainda desenvolver atividades de Estágio Supervisionado e a monografia de final de curso no Viveiro Florestal da UFG. Para isso o interessado deve procurar o Laboratório de Inventário Florestal da UFG, na Escola de Agronomia da UFG, onde será elaborado um Plano de Trabalho de Estágio. No estágio o estudante terá a supervisão de um dos docentes que atuam no Laboratório e no Viveiro Florestal.

O excedente da produção de mudas é comercializado por meio da FUNAPE. O valor das mudas segue a Tabela abaixo:

• Mudas de árvores nativas e frutíferas: a partir de R$8,00 a unidade
  • Mudas de Eucalipto: a partir de R$2,60 a unidade (mudas seminais, produzidas em tubetes)
  • Mudas de palmeiras e plantas ornamentais: valores a consultar diretamente no Viveiro.
  • Aceitamos encomendas: valores a combinar, conforme a espécie e a quantidade.

O Viveiro Florestal não faz doação de mudas para empresas ou para interesses particulares. Doação de mudas somente para projetos sociais e ambientais e com alguma contrapartida para a UFG. Para fazer uma solicitação o interessado deve obrigatoriamente enviar para o Laboratório de Inventário Florestal um documento com as informações relevantes da atividade e com a quantidade de mudas desejadas. Entretanto, deve-se entender que uma solicitação não garante de doação das mudas. O atendimento à solicitação será feito observando as demandas do Viveiro e as espécies excedentes das atividades já programadas.

A equipe do Viveiro Florestal também desempenha atividades de consultoria e assistência técnica florestal. Com isso, elabora e executa projetos florestais, especialmente os que envolvem Inventário Florestal, Reflorestamento e Recuperação de Áreas Degradadas no Cerrado. Essas atividades do projeto são regulamentadas pela Resolução CONSUNI Nº 42/2020 e os recursos são recolhidos em um Centro de Custos administrado pela Fundação de Apoio à Pesquisa da UFG/FUNAPE. A utilização dos recursos pelo Pró-Floresta se dá mediante um Plano de Trabalho aprovado pela UFG e especificado no Projeto de Extensão (PJ010-2022).

A produção de mudas no Viveiro Florestal da UFG está inscrita e credenciada no RENASEM N° GO-01716/2014. Responsável Técnico Prof. Fábio Venturoli, Eng. Florestal, CREA-DF 10.955/D (15.799/V CREA-GO). ART Nº 1020200039792.

As mudas do Viveiro Florestal da UFG atendem aos requisitos fitossanitários previstos na legislação brasileira.

Localização e horário de funcionamento

O Viveiro Florestal está localizado na estrada GIN-010 e funciona de segunda à sexta-feira das 8 às 16 horas, com intervalo de almoço entre 11h e 13h.

O horário de atendimento ao público é de segunda à sexta-feira, das 8h às 10h e das 13h às 15h.

Coordenadas geográficas - UTM

22K

Espécies produzidas

Acesse abaixo o arquivo com a relação de espécies produzidas.

1. Eng. Agrônomo Guilherme Murilo Oliveira

2. Prof. Fábio Venturoli

(62) 99656-2321 (somente WhatsApp)

profloresta.agro@ufg.br