premio

Prêmio Semeador Pró-Floresta 2023

Em 16/08/21 12:31.

Normas para a participação no VII Prêmio Semeador ProFloresta – 2023

O objetivo do Prêmio Semeador Pró-Floresta é incentivar os estudantes e profissionais que atuam com florestas a melhorar a sua capacidade de identificação botânica de espécies florestais nativas, a partir da coleta e do beneficiamento de sementes. As sementes coletadas serão utilizadas para a produção de mudas no Viveiro-Florestal da UFG.

Para concorrer ao prêmio, o coletor deverá entregar as sementes no Laboratório de Inventário Florestal, da UFG, localizado no Setor de Engenharia Florestal, na Escola de Agronomia, campus Samambaia, Goiânia, GO, em horário comercial. As sementes são entregues como uma doação para o Pró-Floresta, sendo oferecido como contrapartida do projeto, a garantia de sua utilização na produção de mudas no Viveiro-Florestal.

Para concorrer ao Prêmio, cada coletor de sementes será pontuado em relação aos critérios descritos a seguir, para efeito de classificação e premiação. Serão premiados os três primeiros colocados na classificação geral.

Critérios para a pontuação do coletor de sementes:

As sementes deverão ser entregues beneficiadas. Caso o coletor não saiba beneficiá-las, poderá usar o Pró-Floresta para aprender a fazê-lo.

1. As sementes devem possuir uma etiqueta de identificação contendo o nome completo do coletor, o local de coleta (se possível com as coordenadas geográficas do local - GPS) e sempre que possível a identificação botânica da espécie, pelo nome popular e ou nome científico. Sementes não beneficiadas e sem a identificação de coletor e do local de coleta não pontuarão no concurso, mas serão recebidas no Pró-Floresta a fim de serem utilizadas na produção de mudas no Viveiro-Florestal.
  2. As sementes serão pesadas no ato da entrega. Será determinada a massa total das sementes coletadas, por espécie. Em seguida será determinada a massa de uma única semente ou a massa de 100 sementes. O ProFloresta possui uma balança de precisão para aferir a massa das sementes.
  3. A pontuação para os participantes do concurso será calculada com base em fatores como dificuldade de beneficiamento, número de sementes coletadas, massa de sementes e também pela sua raridade no Viveiro-Florestal da UFG.
  4. A raridade será considerada em relação às espécies disponíveis no Viveiro-Florestal, sendo consideradas raras as espécies que ainda não foram produzidas no Viveiro-Florestal. Uma lista das espécies produzidas está disponível no sítio do Pró-Floresta na internet. (https://profloresta.agro.ufg.br).
  5. A equação utilizada para a pontuação dos coletores será a descrita no Edital deste Prêmio (este documento):
  6. O coletor que apresentar um comprovante de doação de sangue, efetuada no ano corrente ao prêmio, terá sua pontuação final multiplicada por dois (será considerado apenas um comprovante por participante).
  7. O coletor que realizar a tarefa de encher mil saquinhos para mudas, no Viveiro-Florestal, terá a sua pontuação final multiplicada por dois (limitado a mil saquinhos por participante).
  8. A cerimônia de entrega do prêmio e dos certificados de premiação, para os três primeiros colocados será realizada no mês de novembro de 2023, junto com as atividades da Virada Ambiental, no Viveiro-Florestal da UFG. Em hipótese alguma as sementes serão devolvidas aos concorrentes.
  9. O prêmio a ser entregue será divulgado no site do Pró-Floresta e ficará exposto no mural do Laboratório de Inventário Florestal, no Setor de Engenharia Florestal da UFG.
  10. Não serão admitidos recursos contra a decisão classificatória do prêmio.
  11. Ao participar do concurso os concorrentes ao prêmio declaram que conhecem e aceitam estas normas.

Goiânia, 14 de agosto, de 2023.

Prof. Fábio Venturoli

Arquivos relacionados Tamanho Assinatura digital do arquivo
NORMAS VII PREMIO SEMEADOR PROFLORESTA 2021 75 Kb 68675a5c366cac57efb26e916bccf0d8