Weby shortcut

Notícias

Opções Avançadas Busca exata  Todas as palavras  Qualquer uma das palavras
Seleção de estudante para TCC com cubagem de eucalipto
Seleção de estudante para TCC com cubagem de eucalipto
Em 03/06/2019 às 11:05

Olá professor Fábio

Como comentei com o senhor a algum tempo atrás, tenho estes dados (em anexo) de cubagem para 20 clones, com 4 repetições (cada um dos blocos nas abas do arquivo) onde  fizemos a cubagem rigorosa das árvores. Gostaria de obter o fator de forma e equação de volume para as mesmas. Acho que vai dar um bom artigo para nos dois publicarmos. 
O que acha, estou pensando em envolver um aluno de TCC que queira participar. O senhor teria algum para indicar, dessa forma eu também poderia ser coorientador de TCC. Conversei com o evandro sobre estes dados, mas ele me sugeriu procurá-lo pois é mais a área do senhor. Este artigo também não é objetivo da tese, mas como temos os dados quero aproveitá-los

I Desafio de Dendrologia do ProFloresta
I Desafio de Dendrologia do ProFloresta
Em 21/05/2019 às 08:30

Ajude-nos a identificar as espécies florestais do Cerrado e ganhe um brinde exclusivo do ProFloresta. A exsicata encontra-se no mural do ProFloresta, no Setor de Engenharia Florestal, na Escola de Agronomia da UFG, campus Samambaia. 

 

Participe também pelo nosso instagram: @ProFloresta

 

Seja bem-vindo ao ProFloresta!!

Defesa de tese de doutorado: Francisco Baccarin - Biomassa e carbono em Savana Parque - campo de murundus
Defesa de tese de doutorado: Francisco Baccarin - Biomassa e carbono em Savana Parque - campo de murundus
Em 29/03/2019 às 14:47

RESUMO

BACCARIN, F. J. B. Alometria no Parque Cerrado. 2019. 95p. Tese (Tese em Agronomia: Produção Vegetal) - Escola de Agronomia. Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2019.[1]

O bioma Cerrado apresenta-se como um grande sumidouro de carbono, o que o coloca em posição de destaque para os estudos de quantificação da biomassa e carbono estocados na vegetação. Porém, os estudos existentes (a maior parte) foram feitos nas fitofisionomias de maior expansão, como o cerrado sensu stricto e nas matas. Neste estudo objetivou-se quantificar o estoque de biomassa acima do solo para o Parque Cerrado campo de murundu, que representa 7% da vegetação do bioma. Foram estudadas dez unidades amostrais de 10m x 10m (100m2) onde foram mensuradas variáveis biofísicas e pesados todos os componentes da vegetação, em cinco estratos: arbóreo, regeneração natural, camada rasteira, serapilheira e necromassa. Identificou-se 26 espécies, sendo estas distribuídas em 18 famílias botânicas, totalizando 980 árvores.ha-¹. Os modelos alométricos permitiram ajustar equações para todos os estratos para estimativa de biomassa e carbono. A biomassa total foi estimada em 35,45 Mg.ha-¹: 68% nas árvores (galho: 37%; fuste: 34%; folhas: 18%; e casca: 11%); 15% na serapilheira, 12% na regeneração natural, 3% na camada rasteira e necromassa. Estes resultados contribuem com o projetos relacionado à compensação de emissões de gases de efeito estufa e ampliam o nível de confiança das estimativas brasileiras de biomassa no Cerrado.

 

Palavras-chave: equações alométricas; biomassa; carbono e campo de murundu

 

[1] Orientador: Prof. Dr. Fábio Venturoli. EA-UFG.

 

 

V PREMIO SEMEADOR PROFLORESTA
V Premio Semeador ProFloresta - 2019
Em 22/02/2019 às 13:32

Estão abertas as inscrições para o V Premio Semeador ProFloresta - 2019. Em breve publicaremos o Edital com as normas para concorrer.

Seja Bem-vindo!

Atte.

Prof. Fábio Venturoli

II OFICINA PRODUÇÃO DE MUDAS
II Oficina Pedagógica para a Produção de Mudas Nativas do Cerrado
Em 22/02/2019 às 12:10

Esta Oficina é uma oportunidade para aprender as técnicas relacionadas ao processo de produção de mudas nativas do Cerrado. É aberta a toda a comunidade, UFG e não UFG. Você faz os seus horários para aprender. Neste curso, cada estudante monta o seu horário de acordo com a sua disponibilidade semanal, porém, exige-se pelo menos um período por semana. Tudo será feito no Viveiro-Escola da UFG. 

 

Clique aqui para fazer a inscrição na II Oficina Pedagógica para a Produção de Mudas Nativas do Cerrado. Será gerado um boleto para o recolhimento da taxa de inscrição.

 

As inscrições para esta oficina foram prorrogadas até o dia 5 de abril de 2019.

 

Qualquer dúvida ligue ou envie uma mensagem Whatsapp para o Prof. responsável.

Prof. Fábio Venturoli 62 99656-2321.

 

II OFICINA PRODUÇÃO DE MUDAS

Árvores do Cerrado
Árvores do Bioma Cerrado
Em 08/10/2018 às 16:07

Se você gosta das árvores do Cerrado e precisa identificá-las corretamente, veja este site:

 

Árvores do Bioma Cerrado

 

São mais de 1.000 espécies arbóreas do Cerrado.

 

O site é de autoria do Dr. Benedito Pereira, reconhecidamente um dos maiores especialistas em identificação da flora arbórea do Cerrado.

 

Vale a pena conferir!

 

Saudações,

Prof. Fábio Venturoli