Weby shortcut

Notícias

Opções Avançadas Busca exata  Todas as palavras  Qualquer uma das palavras
Árvores do Cerrado
Árvores do Bioma Cerrado
Em 08/10/2018 às 16:07

Se você gosta das árvores do Cerrado e precisa identificá-las corretamente, veja este site:

 

Árvores do Bioma Cerrado

 

São mais de 1.000 espécies arbóreas do Cerrado.

 

O site é de autoria do Dr. Benedito Pereira, reconhecidamente um dos maiores especialistas em identificação da flora arbórea do Cerrado.

 

Vale a pena conferir!

 

Saudações,

Prof. Fábio Venturoli

Profa. Jeanine Maria Felfili. In Memorian.
Memorial no Cerrado homenageará Jeanine Felfili
Em 30/03/2018 às 12:19

Memorial no Cerrado homenageará a cientista Jeanine Felfili, ícone do conhecimento científico no Cerrado! A cientista é referência nacional e internacional em estudos da flora do bioma Cerrado. Os seus Inventários Florestais abordavam florística, fitossociologia e dinâmica florestal, e são referências obrigatórias em teses e dissertações sobre o assunto. 

Parabenizamos a iniciativa.

Saudações! 

Prof. Fábio Venturoli

A notícia está no Correio Braziliense de 30 de março de 2018.

 

 

FAO
Protection of the upside-down forest - monitoring and sustainable use of the Cerrado
Em 14/03/2018 às 09:21

Dear all,

Please find attached the link to the article we prepared after my mission to Cerrado.  

http://www.fao.org/redd/news/detail/en/c/1105756/

Photo gallery: https://www.flickr.com/photos/faoforestry/sets/72157687880395870

Many thanks to Maryia for drafting the paper and for Gustavo and Marcello, for their kind support in reviewing it and providing the  relevant input.

 

Gustavo,  Please could share it with the relevant people from FUNAPE team?

Many thanks.

Best regards,

Anne

NewsLetter 1 2018
Comunicados importantes e dica de leitura - NwL 01/2018
Em 26/02/2018 às 14:26

Para marcar o início do semestre letivo na UFG, a newsletter n. 01/2018 do ProFloresta apresenta três comunicados importantes e uma dica de leitura.

1.Comunicamos o registro da marca ProFloresta® no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), na categoria de educação e serviços educacionais.

2.Comunicamos a abertura do Edital para submissão de artigos científicos na Revista TreeDimensional (www.treedimensional.org)

3.Comunicamos a nossa filiação à União Internacional das Organizações de Pesquisa Florestal (IUFRO). Haverá um Congresso Mundial da IUFRO, em 2019, no Brasil.

4.Dica de leitura: Common Erros in Statistics (and how to avoid them). Good, P.I.; Hardin, J.W. 4th.Edição, Willey. 2012.

Saudações florestais!

Prof. Fábio Venturoli – 26/02/2018- http://profloresta.agro.ufg.br

(Dica n. 01/2018)

FELIZ NATAL PROFLORESTA
.
Em 18/12/2017 às 10:07

FELIZ NATAL PROFLORESTA

Alometria
:
Em 21/11/2017 às 20:13

Alometria

Recentemente assinamos uma Carta de Acordo com a FAO, por meio da Funape, para executarmos a coleta de dados de campo do projeto Alometria no Cerrado, no âmbito do Inventário Florestal Nacional IFN. É uma iniciativa do Serviço Florestal Brasileiro SFB e tem como parceira a CBA/Votorantim. O projeto está sendo desenvolvido no Legado Verdes do Cerrado LVC, Reserva Votorantim. E conta também com apoio financeiro do CNPq. Foram contratados um Eng. Florestal e uma Bióloga para comandar o campo e a identificação botânica das espécies. Participe! Ciência se faz com parcerias, dedicação e trabalho! Esta é apenas a primeira etapa do projeto. Vem muito mais por aí! Estamos construindo equações de biomassa e volume para o Cerrado. Ciência pura e aplicada! @legadodocerrado @ufg_oficial@sfbflorestal @ifn_br @unfao #biomassa#cerrado #brasil #ufg #ifn #universidade#ciencia

Árvores do Bioma Cerrado
Árvores do Bioma Cerrado
Em 21/11/2017 às 11:35

Recentemente o pesquisador Dr. Benedito Alísio da Silva Pereira lançou um blog "para ser um espaço onde o consulente poderá encontrar informações sobre a nomenclatura, as principais características morfológicas, a distribuição geográfica, os habitats, a fenologia, a biologia reprodutiva, as utilidades, os modos de multiplicação e o status de conservação das espécies arbóreas do Cerrado. O plano é contemplar essas espécies com textos e fotografias, o que deverá ser feito gradativamente, devido ao seu elevado número, à grande extensão do bioma e à raridade e às particularidades da distribuição de uma parte delas. Por estas razões, e devido ao constante surgimento de novos dados e informações na literatura botânica, o blog estará em constante atualização."

São informações muito uteis para o Inventário Florestal. 

Segue o link para conhecimento:

www.arvoresdobiomacerrado.com.br/site

Saudações!

Prof. Fábio Venturoli